Foto: Divulgação
O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, participou na última quinta-feira (13), do encontro do Programa RS Seguro, que ocorreu na Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), também participaram o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Luciano Vaccaro, os coordenadores do Centro de Apoio Operacional Criminal e de Acolhimento às Vítimas, Alessandra Moura Bastian da Cunha, e do Júri, Marcelo Tubino, e promotora de Justiça de Viamão Márcia Villanova.
No evento, foram apresentados exemplos de boas práticas, como a criação do grupo para monitorar situações de risco de violência doméstica, com representantes do MP-RS, do Poder Judiciário, das forças de segurança e da rede de proteção. A promotora Márcia Villanova afirmou que a iniciativa “tem detectado situações de risco para mulheres e conseguido intervir preventivamente”.
Em sua fala, Saltz anunciou que, em pouco mais de um mês, o MP-RS dobrou o número de participantes no programa – já são 20 promotores de Justiça – e, em breve, todos os 23 municípios que integram o RS Seguro terão a participação de promotores. O chefe do Ministério Público também sublinhou que a instituição deve atuar para implementação do Eixo 2 do RS Seguro com o objetivo de contribuir para indução de políticas públicas, “usando os dados aqui compartilhados para implantar o nosso projeto de acolhimento às vítimas”.
*Com informações do MP-RS.